Páginas

23 de jul. de 2018

Scratch 3.0: saindo do forno!


Prometida para o primeiro dia de agosto, deste ano, a versão 3.0 do ambiente de programação Scratch. O Scratch foi criado pelo MIT, para ensinar conceitos de programação à crianças e jovens em idade escolar, mas já extrapolou em muito seu objetivo inicial, e é utilizado até em cursos superiores de computação, como ferramenta de ensino de algoritmos e programação.
Ao chegar em sua versão 3.0, o Scratch mostra que está mais do que consolidado como um ambiente maduro, de uso simples e fácil compreensão, onde tanto professores quanto alunos podem criar e recriar seus projetos a vontade, sem a complexidade exigida pela maioria das linguagens de programação existentes. 
A nova versão trará uma quantidade maior de atores, um editor de som verdadeiramente completo e novos blocos de comandos. Também poderá ser executado em tablets, um desejo já antigo de muitos dos usuários do Scratch.
Tela inicial do Scratch 3.0. Ainda em conclusão.
A interface mudou bastante, como pode ser visto na imagem acima, e algo que pode chamar a atenção imediata dos usuários mais experientes, é o tamanho dos blocos, que passam a ser maiores para privilegiar o uso com tablets e suas telas menores. O posicionamento do palco e demais objetos também mudou, favorecendo um melhor uso do espaço de criação dos scripts. O painel de comandos ou blocos, além de permitir a seleção individual por categorias, como antes, agora permite a rolagem vertical, exibindo todos os comandos durante essa rolagem.
O painel de comandos agora permite rolar pelas categorias.
Essa nova versão também traz o conceito de "extensões", onde muitos comandos não estarão no Painel de Comandos, mas poderão ser incluídos como extensões no ambiente, podendo assim ser utilizados, é o caso dos comandos da caneta e musica, por exemplo. Isso permitirá que desenvolvedores possam criar extensões específicas para uso com o Scratch, dando ao ambiente muito mais flexibilidade.

Grupo de extensões que podem ser adicionadas ao Scratch.
Segundo os próprios desenvolvedores, eles estão trabalhando duro para que o Scratch 3.0 continue lendo e executando projetos criados com a versão 2.0 do programa, o que é bom que aconteça, pois existe um legado enorme de aplicações construídas com a versão 2.0 que não pode ser ignorado.
Bom, para nós usuários e incentivadores do Scratch, nos resta esperar que a nova versão seja liberada para que possamos enfim criar e testar suas novas funcionalidades.

[]'s.