Páginas

4 de mai. de 2017

Novas tecnologias, nova educação, novos professores: a transformação necessária.

Professora e seus alunos. Fonte: Pressfoto - Freepik.com

Ser professor em meio a tantas tecnologias existentes, não é fácil. São computadores, smartphones, tablets, Internet das Coisas e muitas outras invenções que nos levam muito além das paredes de uma sala de aula comum. O velho quadro negro há tempos foi substituído pela lousa digital, a sala de aula se transforma a cada dia, permitindo que essas tecnologias invadam os muros das escolas trazidas na maioria das vezes, pelas próprias mãos dos nossos alunos.

E como o professor deve lidar com tudo isso? E as escolas? E os alunos e seus pais? Bem, a intenção, singela e despretensiosa intenção desse blog, é mostrar aos caros colegas, seus alunos e pais de alunos, como interagir com todas essas novidades, como utilizar todas essas ferramentas em benefício da educação, tentando enriquecer ainda mais as aulas e o conteúdo que deve ser estudado pelos alunos. Vivemos novos tempos na educação, existe uma fusão entre ela e a tecnologia que não tem mais volta, e cabe a nós, educadores, aprender e guiar nossos alunos através desses caminhos.
Veremos aqui como tirar o melhor proveito de um simples programa de e-mail, até os mais complexos formulários eletrônicos. Aprenderemos a criar e compartilhar conteúdo digital através da Internet, sempre com ênfase no que é gratuito e Open Source, de forma que todos possam ter acesso, desde a pequena escola do bairro até a maior universidade.
É pretensão demais? Talvez, mas com a sua ajuda, empenho e seriedade, alcançaremos o sucesso desejado.
Obrigado a todos e sejam bem-vindos!